segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Saiba quais alimentos previnem e combatem a celulite

A celulite é uma infecção na célula, de acordo com a nutricionista Yole Brasil. O problema surge do acúmulo de gordura e toxinas no corpo, alterações .... Foto: Getty Images

Aqueles furinhos no bumbum, na parte externa ou posterior da coxa incomodam, principalmente na hora de ir à praia ou à piscina. A celulite é o acúmulo de toxinas no corpo. "É uma bolinha de infecção, uma infecção na célula", definiu a nutricionista Yole Brasil. Além da aparência desagradável, a celulite pode doer e prejudicar circulação.

Uma alimentação pobre em frutas, verduras e água e rica em gorduras e carboidratos é o pontapé para o surgimento da celulite.

O problema pode ser gerado por uma série de fatores. De acordo com a pesquisa "Síndrome de Desarmonia Corporal" do Mestre em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas, Miguel Francischelli Neto, a celulite é uma gordura alterada, que tem edema (água) e está presente em 80% das mulheres ocidentais.

A nutricionista e bioquímica Lucyanna Kalluf explica que as mulheres "são vulneráveis frente ao fatores de risco que podem desencadear o inchaço, devido, principalmente, às flutuações hormonais durante os ciclos de vida: menarca, gestação, tpm, climatério e menopausa". Para um melhor equilíbrio metabólico e diminuição de retenção de líquidos, de acordo com Lucyanna, é importante um tratamento para a desintoxicação.

Os homens, no entanto, podem comemorar, pois apenas as mulheres têm celulite. Pesquisas realizadas na Bélgica e EUA mostraram que as cordas fibrosas que separam porções de células gordurosas na mulher são mais finas e com orientação reta, por isso, o tecido adiposo se expande à superfície da pele. Já nos homens, estas cordas são mais grossas, resistentes e com orientações oblíquas, portanto a gordura acumulada no tecido é pressionada em direção ao músculo.

A quantidade de tecido adiposo ideal é de cerca de 20% do peso da pessoa, de acordo com a pesquisa. Lucyanna afirma que quando a mulher ganha peso, as células de gordura aumentam de tamanho e são empurradas para a superfície da pele, começando um inchaço local. "Esse edema altera a circulação comprometendo também a parte vascular, o líquido retido se acumula no tecido gorduroso e se transforma em uma substância gelatinosa que comprime mais a gordura e começa a deformar as células", descreveu ela, o processo de formação da celulite. Alterações na tireoide e hormonais também são fatores que facilitam o aparecimento dos edemas.

"O tratamento contra celulite acontece de dentro para fora", explicou a nutricionista Yole Brasil. Segundo ela, o uso de cremes e massagens não tem qualquer efeito se não houver mudança na alimentação e a prática de exercícios. Dietas ricas em gorduras ou carboidratos favorecem o aparecimento da celulite. "As frituras são proibidas, o refrigerante é o grande vilão por causa do xarope, o açúcar branco é ruim e o álcool também", disse Yole sobre os causadores da celulite. Já as frutas, sementes, laticínios desnatados, grãos e água estão na lista do que combate a celulite.

Os hábitos atuais, porém, têm contribuído para a disseminação do problema entre mulheres de todas as idades. "A procura por tratamentos tem aumentado muito, 50% nos últimos cinco anos", informou o presidente da Sociedade brasileira de Medicina Estética, Valcinir Bedin. Segundo ele, a média de idade do público feminino que busca os procedimentos é 30 anos, mas existem pacientes dos 14 aos 55 anos. O estresse, noites mal dormidas, alimentação industrial e ficar muito tempo em uma só posição - como é o caso de pessoas que trabalham em frente ao computador - provocam a celulite, de acordo com a nutricionista Yole Brasil.

Além de evitar usar calças apertadas, comer frituras, alimentos industriais, doces, refrigerante, bebidas alcóolicas e consumo de sal em excesso, é importante uma dieta equilibrada para prevenir e eliminar os furinhos desagradáveis. Substâncias como potássio, magnésio, cálcio, silício, vitaminas e minerais estão na lista de ingredientes essenciais. Confira na galeria de fotos os alimentos que devem estar presentes no cardápio de combate à celulite.

Fonte - Terra Saúde

sexta-feira, 2 de setembro de 2011