segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Técnico de Segurança do Trabalho

O técnico de segurança do trabalho é um profissional com formação pelo ensino secundário, regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985.
Dentre suas atribuições, definidas pela Portaria nº 3.275/89, do Ministro do Trabalho, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO - editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o técnico de segurança do trabalho recebe o código 3516-05. A CBO registra que este profissional deve participar da elaboração e implementação de políticas de segurança do trabalho, entre outras funções

As empresas podem ser obrigadas a contratar técnicos de segurança do trabalho para integrar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em razão de seu código na Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE - e número de empregados. A obrigação está prevista no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e detalhada na Norma Regulamentadora nº 4, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, da extinta Secretaria de Segurança e Medicina do Ministério do Trabalho (atual Secretaria de Inspeção do Trabalho).

A equipe do SESMT pode ser composta também por engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho.

A categoria é representada pela Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, entidade vinculada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).


O dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro.
Parabéns aos Técnicos!

Nossos alunos

Pós em Estética e Imagem

 Pós em Enfermagem do Trabalho

 Estética Facial

Linguagem

Pós de Neurologia

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SIPAT

O Instituto Fisiomar esteve presente no SIPAT do Porto de Itajaí levando atendimento de quick massage para todos os visitantes, confira...







terça-feira, 23 de novembro de 2010

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia 20 de Novembro, Dia do Esteticista


Para quem ainda não sabe, 20 de novembro é a data perfeita para homenagear profissionais que fazem parte da vida de muitas mulheres: é o Dia da Esteticista. Afinal, a maioria de nós já passou ou vai passar por um tratamento estético na vida, buscando melhor forma, uma pele mais jovem e bonita ou dar aquele up no visual.

"O Dia da Esteticista é uma oportunidade para podermos discutir nossa carreira e a importância que ela tem, principalmente, para a saúde coletiva", afirma Jeanete Moussa Alma, presidente do Sindicato dos Profissionais Esteticistas do Estado de São Paulo (SINDEST-SP).
Para ela, atualmente, a estética deixou de ser apenas questão de vaidade.
"Nós tratamos pessoas que têm dificuldade para se relacionar socialmente por não preencher o padrão de beleza exigido pela sociedade, pessoas que possuem deficiências ou formações estéticas indesejáveis oriundas de sequelas de cirurgias das mais diferentes ordens (por doenças ou reparadoras)", conta.
Como a esteticista lida com a saúde de seus clientes, é fundamental que conheça, pelo menos, o básico de algumas áreas que envolvem estudos do corpo humano. Por isso, a formação da profissional é importante. Para atender a essa necessidade, hoje existem cursos técnicos de nível médio, cursos tecnólogos - que em média duram três anos e valem como curso superior -, e inclusive, cursos de graduação, em grandes universidades.


Veja no site www.diretoriodeartigos.com.br um pouco mais sobre o trabalho do esteticista e como presenteá-los nesse dia.


______________________________________________________

Cursos de Estética
é no Instituto Fisiomar

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cursos de Verão

Já pensou aproveitar o verão todinho em belas praias e ainda fazer cursos que qualificarão sua carreira profissional?

É isso mesmo!
O Instituto Fisiomar programou os cursos de verão em belíssimas cidades, onde o turismo é um ponto forte e o acesso é fácil e rápido.
Itajaí além de cidade turística, fica próximo a outras cidades, como à 5 minutos de Balneário Camboriú e à 45 minutos de Florianópolis.
Aproveitando as praias, você ainda poderá ganhar conhecimento e experiência profissional com nossos cursos de verão.

Aproveite!



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Itajaí é quarta melhor cidade do Sul do Brasil para carreira profissional


A capital catarinense ficou em terceiro lugar na Região Sul, atrás apenas de Porto Alegre (7º lugar geral) e Curitiba (8º lugar geral).
Também apareceram no ranking nacional das cidades Blumenau (54º), Joinville (58º), São José (71º), Chapecó (83º) e Criciúma (92º).
A pesquisa incluiu 127 cidades com mais de 170 mil habitantes e R$ 210 milhões de reais em depósitos à vista na rede bancária.
Foram considerados três itens: oportunidades de educação (peso 3), vigor econômico (peso 2) e serviços de saúde (peso 1).

As melhores, somente da região Sul do Brasil:
1° PORTO ALEGRE (RS)
2° CURITIBA (PR)
3° FLORIANÓPOLIS (SC)
4° ITAJAÍ (SC)

5° LONDRINA (PR)
6° CAXIAS DO SUL (RS)
7° MARINGÁ (PR)
8° CANOAS (RS)
9° PASSO FUNDO (RS)
10° SANTA MARIA (RS)
11° JOINVILLE (SC)
12° BLUMENAU (SC)

13° RIO GRANDE (RS)
14° BENTO GONÇALVES (RS)
15° PELOTAS (RS)
16° CHAPECÓ (SC)
17° SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)
18° SÃO JOSÉ (SC)
19° PONTA GROSSA (PR)
20° SÃO LEOPOLDO (RS)
21° CASCAVEL (PR)
22° NOVO HAMBURGO (RS)
23° CRICIÚMA (SC)
24° GUARAPUAVA (PR)

Na região, houve uma quase perfeita divisão: sete cidades catarinenses, sete cidades paranaenses e oito cidades gaúchas.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Drenagem Linfática

As alunas do Curso de Estética da turma 12, nesta segunda-feira, no período da manhã, fizeram atendimento de drenagem linfática no ambulatório do Instituto Fisiomar de Itajaí, atendendo assim à pessoas da comunidade com a necessidade desse tratamento, adquirindo maior experiência com o auxílio de sua professora, a Dra. Bruna Jaboinski.


E o que é drenagem linfática?

A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Também se deve ter conhecimento de que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe "Drenagem Linfática Profunda", isto é propaganda falsa!
De acordo com a fisioterapeuta, Cibele Rocha Maróstica, a Drenagem Linfática deve ser exclusivamente manual, não é recomendado fazê-la com ajuda de aparelho de endermologia, com o intuito de intensificar a massagem, como algumas clínicas prometem. “A Drenagem Linfática é manual, porque só manualmente se consegue respeitar a fisiologia do sistema linfático”, informa. Também se engana quem espera por uma massagem pelo corpo todo, pois a Drenagem Linfática é direcionada. Apesar de durar em média uma hora e meia, é realizada somente na região necessária. “Trabalha-se a queixa do paciente, contudo, se a massagem é realizada nos membros inferiores, por exemplo, todo o tronco também será beneficiado, pois a estimulação dos gânglios libera o ducto principal”, explica.

Leia esta repostagem na íntegra no site www.saudeesportiva.com.br e descubra todos os benefícios e indicações para o tratamento com drenagem linfática.

Nossos alunos

Para completar nosso quadro de alunos, não poderiam faltar as turmas do período da manhã...

Estética 9 e 9B

Masoterapia 12


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mais uma do final de semana!

Aqui vai mais uma do Curso de Estética, mas dessa vez, são os alunos da turma 14 que compareceram nas aulas de sábado e domingo e ainda fizeram pose pra foto.



Início de cursos

Neste último final de semana, nos dias 6 e 7 de novembro, iniciamos duas turmas no Instituto Fisiomar  de Florianópolis, o Curso de Formação de Massoterapia 360 horas e o Intensivo de Quiropraxia, e claro, que não poderíamos deixar passar em branco e parabenizar nossos alunos e professores, desejando à vocês um ótimo curso!





quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Atendimento especial

Turma Confirmada de Massoterapia 360 horas


Massoterapia 360 horas
em Florianópolis
Início do curso: 6 e 7 de novembro
Duração: 6 meses aos sábados e domingos
Curso teórico e prático

Conteúdo Programático
  • Anatomia e Fisiologia
  • Fundamentos da Massagem Oriental
  • Massagem Relaxante
  • Massagem Modeladora
  • Massagem Terapeutica
  • Drenagem Linfática
  • Técnicas de Quiropraxia
  • Reflexologia Podal
  • Shiatsu
  • Quick Massage
  • Tuiná
TURMA CONFIRMADA!


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Shiatsu

Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o total bem-estar físico, mental e emocional, os orientais definem saúde como: união harmoniosa entre corpo, mente e espírito.
O Shiatsu é uma palavra de origem japonesa, apesar da técnica ser desenvolvida a partir dos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa que data há mais de 5000 anos, e significa pressão dos dedos (shi= dedo e atsu= pressão). 
É uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, para aplicar pressão à pele humana e tem como objetivo corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas. 
No ser humano, a energia vital circula por canais chamados de Meridianos. Quando ocorre uma alteracão nesse fluxo, ocorre um desequilíbrio entre o Yin e o Yang, ocasionando excesso ou falta de energia em determinadas partes do corpo e sintomas de doenças são produzidas interna e externamente.






O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo seguindo o trajeto dos Meridianos, eles fluem harmoniosamente, conseguindo-se reestabelecer a homeostase energética, portanto a saúde.
O Shiatsu não é uma técnica de massagem simples, mas sim uma técnica que exige conhecimento de anatomia e principalmente do percurso exato dos Meridianos. 

Indicações:
- Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);
- Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce);
- Insônia, Ansiedade;
- Melhorar a circulacão sanguínea;
- Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas;
- Equilibrar o sistema nervoso;
- Retardar o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;
- Melhorar o tönus da pele;
- Reduzir a fadiga (física e mental);
- Aliviar a dor cansada por contratura e má postura
(dores nas costas e articulacões);
- Cólicas menstruais, Intestino preso, dor de cabeça
Aumentar os nivéis de energia;
- Promover a saúde e o bem-estar geral.

Além de trabalhar a massa muscular, os movimentos de pressão agem também sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório, circulatório e nervoso, ativando os órgãos internos e a circulacão sanguínea.
O ideal para manter a saúde e retardar o envelhecimento é submeter-se a uma sessão de Shiatsu, feita por um profissional competente uma vez por semana.
Uma sessão de Shiatsu pode durar de 15 minutos ( a popular versão Express, que não tem efeito curativo ) a uma hora e meia ( a versão completa ).
O Shiatsu é recomendado para reequilibrar a energia do corpo, resolvendo uma infinidade de doenças, sentindo-se os resultados desde as primeiras sessões.



Texto de: JULIANA BERTI, Fisioterapeuta, CREFITO – 3/47019 – F

______________________________________________________________________




No Instituto Fisiomar de Itajaí,

nos dias 4 e 5 de Dezembro

Curso de Shiatsu

Maiores informações
ou
Instituto Fisiomar Itajaí
Rua Jorge Tzachel, 250 - Fazenda - Itajaí / SC
email: info@institutofisiomar.com.br
Telefone: (47) 3349-1363 / (47) 3348-0803



segunda-feira, 1 de novembro de 2010