segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Massoterapia: mãos poderosas a serviço da saúde


O curso de Massoterapia possibilita ao aluno trabalhar na profissão de Massoterapeuta em diferentes tipos de estabelecimentos, como Clínicas, Spas, Academias de Ginástica, Institutos de Beleza, Clubes Esportivos, Casas de Repouso, Centros de Reabilitação Física, Hospitais ou ainda como profissional autônomo
Conheça mais sobre...


Entre os leigos, a profissão é confundida com a de massagista, mas o massoterapeuta, como o próprio nome define, é também um terapeuta, com qualificação para avaliar qual a técnica que melhor resultado terá em determinado cliente de acordo com o seu histórico clínico.
Existem diferentes técnicas de massagens terapêuticas ocidentais e orientais, com a finalidade de promover a saúde e o bem-estar das pessoas. As primeiras atuam mais no corpo físico, na parte muscular, enquanto a tradição oriental, com algumas manobras milenares, trabalha principalmente os canais energético do corpo. Exemplos de técnicas ocidentais são a massagem clássica, com função relaxante, massagem modeladora e a drenagem linfática, que virou moda nos últimos anos. Entre as orientais a mais conhecida é o Shiatsu Do-In, mas há também a Auriculaterapia (aplicada em pontos na orelha), o Tuiná, Anmá e outras.

Técnicas variadas

Drenagem linfática- O sistema linfático é uma fina rede de canais diminutos que acompanham as artérias e veias do sistema sanguíneo. A função da massagem é drenar o excesso de líquidos e toxinas e encaminhar para os órgãos de eliminação.
A drenagem ganhou fama como auxiliar no processo de emagrecimento e é indicada principalmente após cirurgia estética, pois ajuda a desinchar e eliminar hematomas, mas pode ser aplicada em qualquer pós-cirúrgico, desde que o médico libere.

Shiatsu Don-In- Trabalha com pressão dos dedos em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), assim equilibrando o fluxo da energia vital. Para explicar melhor, o corpo tem 12 canais energéticos principais e mais dois adicionais, cada um correspondendo a um órgão. Como principais constam os pulmões, coração, intestino grosso, intestino delgado, triplo-aquecedores (controlam o aquecimento dos órgãos), fígado, rins, bexiga, baço-pâncreas, vesícula biliar e estômago. Como adicionais, vaso concepção e o vaso governador. Nos braços ficam seis, inclusive do coração e pulmões. Já os dos rins e fígado se localizam nas pernas e atravessam o corpo.

Tuiná- Emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando ao equilíbrio do fluxo de energia por estes canais. É ensinado nas escolas de acupuntura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina oriental.

Auriculaterapia- É uma técnica milenar chinesa que utiliza pontos na orelha, onde se encontram terminais energéticos e nervosos que estão relacionados com todo o corpo humano. Consiste na inserção de finíssimas agulhas ou sementes de mostarda em pontos específicos da orelha para dar um estímulo a um órgão ou a uma área, substituídas em intervalos de no máximo 15 dias.

Invista no seu Futuro.
Conheça esse e outro cursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário